Bela e Santa Catarina

Bela e Santa Catarina

Venha conhecer as mais belas praias de Santa Catarina

CULINÁRIA


A cultura culinária é uma das mais variadas, sofrendo os costumes alimentares as influências regionais. Enquanto na zona litoral predomina a alimentação a base de produtos do mar, nas regiões de colonização italiana e alemã a alimentação é de origem dessas colonizações, com muito vinho cerveja, chop, polenta, massas, doces, patos, ovelhas, coelhos, rãs, chucrute e marreco com repolho roxo, um dos pratos especiais.
Já na região serrana predomina a carne bovina e de ovelha, dado o ciclo da pecuária. Os costumes campeiros como o churrasco e o chimarrão são constante dos habitantes dessa zona, não dispensando o arroz carreteiro e o queijo serrano de costume habitual.

DANÇAS FOLCLÓRICAS


PAU- DE- FITA




A dança do pau-de-fita, no folclore catarinense é apresentada por vários grupos folclóricos, cuja formação é responsável pela diversificação da nossa cultura popular.
De origem portuguesa, encontramo-a associada a dança dos Arcos de Flores e a Jardineira.
Origem alemã e hispânica, nos grupos folclóricos teutos e das danças típicas do folclore campeiros.
Alguns historiadores afirmam que esse tipo de dança existia na América antes do seu descobrimento e que os índios mais ainda o incluem em seus costumes.
No Brasil, encontramos a dança do pau de fita em outros estados, como dança de tranças, dança das fitas dança do mastro ou dança das fitas.
Em Santa Catarina, registramo a presença do pau de fita, ainda hoje presente nas festas juninas.
É uma apresentação das mais lindas do nosso folclore, em grupos de pares de oito a doze, por damas e cavalheiros.
Enumero são os grupos folclóricos que conservam a dança de pau de fita, entre eles os ligados aos CTG, Centro de Tradições Gaúchas.


DANÇA DO VILÃO


A dança do vilão é um dos folguedos do folclore catarinenses grupo de dança do vilão é constituído de trinta e um componentes, vinte batedores quatro balizadores, cinco músicos um regente e o chefe do grupo.
As batidas dos bastões são rápidas e sincronizadas com giros que os dançadores fazem entre si, movimentando os bastões nos mais diversos movimentos cuja coreografia dá ao todo extraordinária beleza. Encerrando com sete movimentos rapidíssimos chamados de cerradinho, em que os batedores abaixados realizam um dois e três passos, repetindo o passo inicial.




BOI DE MAMÃO




O folguedo do Boi-de -mamão no folclore catarinense é uma da brincadeira de maior atração popular.
Existe no folclore brasileiro com os nomes mais diversos: Bumba-meu-boi, Boi-bumbá, Boi-pintadinho , Boi-de-reis Boi-de-cara preta Boi-calemba etc...e entre nos o Boi de pano e Boi-de-mamão.


Origem do nome
Antigamente o folguedo do Boi era conhecido como Bumba-meu-Boi depois Boi- de-Pano, mas ocorre que com a pressa de fazer a cabeça foi usado mamão verde, e quando foi apresentado recebeu o nome de boi de mamão. esse nome é mantido até hoje, onde se vêem Bois com cabeça de todos os tipos. Há quem contrarie essa versão dizendo vir o nome Boi-mamão do boi que mama. Não existe registro que confirme ou desminta a versão do mamão verde conhecia ma mais de cem anos.
As versões variam conforme as regiões.
No norte e nordeste, a sua apresentação é mais dramática.
No sul, ou seja em santa catarina se apresenta um boi de criação mais graciosa, com danças mais alegres, passando a brincadeira a encantar principalmente as crianças.





CALENDÁRIO DE FESTAS TRADICIONAIS


JANEIRO/ FEVEREIRO:
-Boi de mamão, na área de cultura açoriana, principalmente na faixa litorânea. Ocorrem apresentações de Termos-dos-Reis, Pau-de-fita, Boi-na-Vara, Ratoeiras, Pão-por-Deus, Reis-de-Santo-Amaro.
  • Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Itajaí, Laguna e outras cidades litorâneas, nas quais os resíduos da cultura açoriana são percebidas .


MARÇO:


  • Devoção do Senhor dos Passos, em Florianópolis Criciúma e Tubarão, acontecem aproximadamente duas semanas antes da Páscoa.



MAIO:


    -Festa da Nossa Senhora do Caravágio, se realiza em várias cidades catarinense
  • Festa do Divino Espírito Santo.


  • Procissão de Corpus-christi, coincide com a devoção ao Santíssimo Sacramento.


MAIO /JUNHO
  • Festa do Divino, em Santo Amaro da Imperatriz, onde a mesma começa ritualmente numa quarta-feira.

JUNHO:
  • Festa de Santo Antônio
    -Festa de São João
  • Procissão de Corpus-Christi

  • Na cidade de Nova Trento, é realizada a Festa de São Virgílio.

AGOSTO
  • Festa de Nossa Senhora de Azambuja, mais conhecida como Festa de Azambuja em Brusque.


DEZEMBRO
  • Festa de São Francisco Xavier, padroeiro de Joinville. São também festas populares significantes as dos Reis Magos e do Espírito Santo.

  • Festa da Nossa Senhora da Conceição, padroeiro do município de Videira.


TURISMO

VENHA CONHECER OS MAIS BELOS PONTOS TURISTICOS DE SANTA CATARINA.

Chapecó:A Capital Brasileira da Agroindústria; é ideal para: negócios, eventos e turismo rural. Chapecó é uma importante cidade de Santa Catarina, exercendo a função de Capital do Oeste Catarinense. Possui um parque industrial diversificado com destaque para empresas processadoras e exportadoras de carnes de suínos, aves e derivados. Chapecó também é conhecida pela Exposição-Feira Agropecuária, Comercial e Industrial, realizada todos os anos em outubro.

Concórdia:Capital Nacional da Suinocultura;é ideal para: Negócios, eventos e turismo rural. Concórdia é uma das mais importantes cidades do oeste catarinense em função de seu potencial socioeconômico. A cidade está em pleno crescimento e apresenta um dos melhores índices de desenvolvimento humano do Brasil. É conhecida internacionalmente por ser sede do maior frigorífico da América Latina.

São Joaquim: Cidade mais fria do Brasil:é ideal para: Curtir o inverno, turismo rural e ecoturismo. São Joaquim está localizada na Serra Catarinense à 1.360 metros de altitude, sendo conhecida pelas belas paisagens que ficam cobertas de gelo no inverno. A cidade também chama a atenção pelas maçãs de altíssima qualidade que produz e pelo turismo rural.

Pomerode:A cidade mais alemã do Brasil;é ideal para: turismo cultural, ecoturismo e negócios e investimentos. Pomerode é considerada a cidade mais alemã do Brasil. Destaca-se pela produção de porcelanas, ruas e casas com belos jardins, comida e arquitetura típicas. Anualmente, Pomerode realiza a Festa Pomerana, com bandinhas, danças, doces, marreco recheado, muito chope e alegria.
Zoológico de Pomerode é o mais antigo de Santa Catarina e o terceiro do Brasil.Atualmente, o local mantém 19 espécies ameaçadas de extinção e tem uma militância voltada para a educação ambiental. Escolas podem agendar visitas monitoradas para que os alunos conheçam mais sobre o mundo animal. Por ano, o Zôo Pomerode recebe cerca de 65 mil visitantes.

Blumenau é ideal para: negócios, compras, turismo cultural e ecoturismo. Blumenau destaca-se pelas fortes tradições germânicas, pela arquitetura de suas construções e pela excelente qualidade de vida de seus habitantes. É sede de uma das maiores festas da cerveja e do chope no mundo, a Oktoberfest. Blumenau é também um dos pólos de informática do Brasil.

Joinville: é uma das cidades onde mais se vive e com melhor qualidade de vida no Brasil.

Florianópolis:A Ilha é ideal para: banhos de mar, esportes náuticos, ecoturismo, turismo cultural e histórico, turismo de negócios e eventos e investimentos. Florianópolis é encantadora, excepcionalmente bela. Uma cidade moderna, onde o novo e o antigo convivem de maneira harmoniosa. Na Ilha da Magia vivem e trabalham pessoas dos quatro cantos do mundo que uma vez estiveram em Floripa e se apaixonaram pelas praias deslumbrantes, lagoas, morros verdes e pelo povo hospitaleiro, o famoso Manezinho da Ilha.

Balneário Camboriú:Capital Catarinense do Turismo;é ideal para: Banho de mar, Passeios de Barco, Ecoturismo, Vida Noturna, Lazer e Muita Diversão.
Balneário Camboriú é o maior polo turístico do Sul do Brasil, com um fluxo de mais de 1 milhão de turistas por temporada. É uma cidade linda, que dispõe de excelente infra-estrutura de lazer e turismo operando 365 dias por ano

Penha:Cidade sede do maior parque temático da América Latina; é ideal para: banhos de mar, passeios de barco, esportes náuticos, pesca e diversão. Penha é uma das principais cidades turísticas de Santa Catarina. Isso se deve não somente ao fato de possuir 31 quilômetros de uma belíssima orla marítima, mas principalmente por abrigar o maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World. Penha também é conhecida por ser o principal pólo de produção de mariscos no Brasil.

Bombinhas:Jóia rara do litoral Catarinense;é ideal para: Banho de mar, Mergulho, Ecoturismo, Esportes Náuticos. Conhecido como a capital do mergulho ecológico, o município de Bombinhas é composto por 30 belíssimas praias sendo as mais importantes Bombas, Bombinhas, Quatro Ilhas, Mariscal, Zimbros e Canto Grande. Possui excelente infra-estrutura de hospedagem.

Garopaba é ideal para: banhos de mar, surf, pesca, ecoturismo

Vendaval em Santa Catarina


Os vendavais ocorridos entre segunda e a madrugada de ontem deixaram um rastro de destruição no Estado. Segundo a Defesa Civil Estadual, 18 municípios, a maioria da região Oeste, estão em situação de emergência. Um dos últimos decretos foi assinado na tarde de ontem pelo prefeito de Chapecó, Pedro Uczai (PT). Uma equipe da Defesa Civil está percorrendo os municípios atingidos para verificar a necessidade de auxílio principalmente aos moradores carentes que têm dificuldades para reconstruir os estragos.

FOLCLORE CATARINENSE

O folclore catarinense, é um dos mais diversificados do Brasil, devido aos seus componentes culturais.

Nossa região foi habitada por várias etnias, como os indígenas os italianos os alemães os poloneses e várias outras. Com os remanescentes desses primeiros povoadores das terras catarinenses onde se mesclaram, se miscigenaram na nossa formação étnica, cuja cultura se integrou a cultura africana e á européia.


Segundo o antropólogo Sílvio Coelho dos Santos (1974):

“ o litoral de santa catarina era habitado por índios. A ilha de Santa Catarina, o litoral fronteira e toda a área litoral de Laguna também estavam habitados,a população indígena que vivia nessa área litorânea foi chamada pelos europeus de Carijó. Era uma população tupi guarani, dividida em várias tribos e aldeias, e ocupavam maior parte do litoral brasileiro.

Essa tribo, já conhecia a agricultura tinha como principal atividade a pesca, para sua subsistência.

As informações que costumamos ter sobre os indígenas são, na maioria das vezes pobres ou errôneas; pouco se enfatiza que os indígenas no Brasil domesticaram e utilizavam várias espécies de vegetais como o milho, a mandioca, o fumo, a erva mate, que logo foram absorvidos pelos europeus. Além disso, os indígenas tinham grande conhecimento da fauna e da flora.”

Na área cultural dos descendentes das etnias convém a observação dos hábitos transplantados da Europa, que, se não cientificamente, folclóricos, são de certo modo assim entendidos. E estes, em maioria, estão ligados ao natal, a páscoa e ao espírito santo. Isto se entende no modo de venerar, cultuar e festejar. Para isso se segue um calendário de festas tradicionais.

Apresentação

Eu, Ediane Vide..Sou educadora a oito anos, trabalho na Escola Gasino de Freitas de Lageado Grande, sou formada em Ciências Biológica com especialização em Ciências e Quimica.Ser professora para é mim é um aprendizado contínuo.

XANXERÊ, SUA HISTÓRIA

O bandeirante Jerônimo Pedroso de Barros, em 1641, segundo documentos jesuítas, foi o primeiro branco civilizado a pisar em terras de mata virgem do Oeste Catarinense a procura de índios para escravizar.
Por volta de 1839, um grupo de fazendeiros brasileiros vindos de Guarapuava e Palmeira, então província de São Pedro, resolveram explorar os sertões do sul, motivados pelas notícias de grandes extensões de terras. Na expedição fez parte um jovem de Minas Gerais, chamado José Raimundo Fortes, que mais tarde obteve a concessão de uma grande área de terras chamada Campina do Gregório, onde se localiza hoje o centro de Chapecó. O jovem tornou-se um dos primeiros moradores do Oeste de Santa Catarina e formou família com Ana Maria de Jesus.
Pelo decreto nº 2.502 de 16 de novembro de 1859, foram criadas duas Colônias Militares, a de Chapecó e Chopin. Porém, a instalação destas colônias só ocorreu bem mais tarde porque o governo da Argentina reclamou contra a criação das colônias militares, alegando que as terras estavam em litígio, seguindo-se daí uma série de explicações e trocas de notas diplomáticas.
Algum tempo depois foi nomeado o primeiro diretor da Colônia Militar de Xanxerê por um período de 17 anos, o Capitão José Bernardino Bormann com a tarefa de executar a fundação da Colônia Militar de Chapecó (Xanxerê) em 1880 e sua instalação em 14 de março de 1882. José Bernardino Bormann faleceu no Rio de Janeiro, no posto de Marechal.
Após este período a Colônia Militar decaiu, e no ano de 1890, a de Xanxerê passou a pertencer a Palmas (PR) cujo local onde estava inserida recebeu a denominação de Distrito de Generozópolis. Sem outra possibilidade de solução, Santa Catarina por seu representante, propôs contra o Paraná uma ação perante o Supremo Tribunal Federal, e obteve sentença favorável. Na eminência de execução de sentença, surgiram ameaças de resistência pela força.
Em 1916, houve a intervenção amistosa do Presidente da República Wenceslau Braz, que perante os governadores, General Felipe Schimidt, de Santa Catarina e o Coronel Carlos Cavalcanti, do Paraná, resolvendo a questão de limites por acordo entre Santa Catarina e Paraná.
Pela Lei Estadual nº 1147 de 24 de agosto de 1917, Santa Catarina é dividida em novos municípios, entre os quais, Chapecó.
Em 31 de dezembro de 1917, por ato do governo catarinense o município de Chapecó ficou dividido em cinco (5) distritos, entre os quais, Xanxerê. Pela Resolução nº 05/1917 do Superintendente de Chapecó, Manoel dos Santos Marinho, foi nomeado José Júlio Farrapo para Intendente do Distrito de Xanxerê.
Em 5 (cinco) de novembro de 1919, pela Lei nº 1.260, o governo Hercílio Luz, determinou que a sede do município de Chapecó fosse transferida para Xanxerê. Em cinco de dezembro de 1923 a sede municipal passou para Passo Bormann. Em virtude de tal mudança Xanxerê passou a chamar-se Rui Barbosa, pertencente à Comarca de Chapecó, até fins de dezembro de 1929.
Com a revolução de 03 de outubro de 1930, foi investido na função de governador do Estado o General Ptolomeu de Assis Brasil e, pelo mesmo, foi designado para Prefeito de Chapecó o cidadão Nicácio Portela Diniz, o qual determinou a restauração da sede do município em Passo Bormann (antiga Campina do Gregório, de propriedade de José Raimundo Fortes) e a sede de comarca continuando ser em Xanxerê.
Os habitantes de Xanxerê iniciaram um longo processo de emancipação. A vila cresce, principalmente pelo extrativismo das madeireiras, com pinheiros, araucária, existentes em Xanxerê e região.
Em 30.12.1953, pela Lei 133, foi criado o município de Xanxerê, desmembrado de Chapecó. Sua instalação oficial deu-se em 27 de fevereiro de 1954, quando um grupo de pessoas compareceu ao Ato, na hoje Rua Victor Konder, em uma simples casa de madeira, assumindo o cargo de Prefeito provisório o professor Teodósio Maurício Wanderley, Inspetor Geral de Ensino do Estado, por designação do então governador Irineu Bornhausen.
Em 15 de novembro de 1956 foi instalada a Câmara Municipal de Vereadores e em 05 de junho de 1956 foi instalada a Comarca de Xanxerê.
A área que atualmente compreende o município de Xanxerê, teve os seguintes nomes:
Distrito de Generozópolis; 2. Vila de Xanxerê; 3. Distrito de Rui Barbosa; 4. Vila de Xanxerê (outra vez); 5. Distrito de Xanxerê; 6. Município e Comarca de Xanxerê.
Xanxerê significa na língua indígena Kaigang "campina das cobras" ou "campina da cascavel" - na área a existência de muitas espécies de cobras com predominância da cobra cascavel.
Os índios Kaingang e Guaranis foram os primeiros habitantes do Oeste Catarinense, isto aproximadamente no ano de 1800. Depois vieram os portugueses, sírios, turcos, alemães, libaneses, poloneses, italianos e outros.
XANXERÊ POLÍTICO-ADMINISTRATIVO
Bruno Linhares Bortoluzzi é o Prefeito Municipal e Leandro Júnior Vigo, o Vice-Prefeito, eleitos em 05 de outubro de 2008, diplomados para o mandato de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012.
Para pesquisar prefeitos e vice-prefeitos, clique aqui

Fontes:
Site da cidade de Xanxerê - www.xanxere.sc.gov.br
Jornal Encarte "Xanxerê - 40 anos", 1993.
Textos variados sem identificação - Biblioteca Pública Municipal "Caldas Júnior"
Livro de Atas de Posse - Prefeitura Municipal de Xanxerê- Santa Catarina
Composição do texto: Coordenação de Patrimônio Histórico e Memória - Prefeitura Municipal
Postado por: Vânia T. Soligo; Valentin Luiz Lamonatto; Edy Alexandre Bortoluzzi

LINHA DO TEMPO : ESTADO DE SANTA CATARINA

BRASIL COLÔNIA

BRASIL IMPÉRIO

BRASIL REPÚBLICA

Século XVII até XIX

Século XIX

SÉCULO XX até XXI

1500 á 1822

1822 á 1889

1889 até os dias atuais

332 anos

67 anos

120 anos

ANOS



ACONTECIMENTOS

1500

Antes dos portugueses e espanhóis chegarem no litoral catarinense era habitado por indígenas. Os Tupiguaranins , Carijós,Os Jês, Xokleng eos Kaingang.

1514

Viagem de portugueses a região catarinense, dando o nome de Ilha dos Patos á atual Ilha de de Santa Catarina.

1660

Primeiros povoados no litoral catarinense. Nossa Senhora da Graça de São Francisco,atual cidade de São Francisco do Sul.

1676

Fundação de Santo Antonio dos Anjos de Laguna.

1738

Com o descobrimento o Brasil passou a ser colônia de Portugal.

O governo português dividiu as terras em Capitanias Hereditárias.

Assim sendo criada a Capitania de Santa Catarina.

1748 a 1756

Imigração açoriana( cerca de 5000 açorianos) Eles nos ensinaram a técnica da confecção do tear, renda de birlo.

1775

Fundação da Vila Nossa Senhora dos prazeres de Lajes.

1777

Os espanhóis invadiram e tomaram a Ilha de Santa Catarina.

1822

Com a Proclamação da Independência o território brasileiro foi dividido em Províncias. Foi criada a Província de Santa de Catarina.

1829

Inicio da colonização de Santa Catarina com imigrantes alemães

(166 famílias oriundas de Remendar) no local depois chamado de São Pedro de Alcântara. Os indígenas eram denominados Bugres.

1835

Revolução Farroupilha- Iniciou-se no Rio Grande do Sul e se estendeu até Santa Catarina.

1839

A República catarinense também foi chamada de República Juliana, porque no mês de julho houve ocupação de Laguna pelos Farroupilhas.

1840

Fundação de Joinville

1850

Fundação de Blumenau.

Indústrias têxteis e de vestuário, calçados e artefatos de tecidos foram implantados pelos imigrantes alemãs.

1860

Fundação de Brusque.

1875

Os italianos se estabeleceram no Sul do Estado.

1889

Foi Proclamada a República no Brasil . As Províncias passaram a ser chamadas de Estado.

1894

Capital do Estado passa a se chamar Florianópolis.

1895

Criação dos símbolos catarinense: bandeira e armas

1910

Colonizadores originários das antigas colônias do Rio Grande do Sul se fixaram no extremo Oeste catarinense.

1912 a 1916

Guerra do Contestado: Luta por limites entre o estado de Paraná e Santa Catarina.Em 1916 foi definido o limite entre os dois estados, que permanecem até os dias de hoje.

1950

Colonização Asiática- principalmente japoneses se localizaram no planalto e litoral catarinense.

1984

Os imigrantes poloneses se fixaram em terras catarinense nos vales do Itajaí-Açú e Itajaí-Mirim.

1991

MERCOSUL-Mercado Comum do Sul entre Argentina, Paraguai e Uruguai. No centro geográfico desse mercado está nosso Estado de Santa Catarina.

LINHA DO TEMPO : ESTADO DE SANTA CATARINA

BRASIL COLÔNIA

BRASIL IMPÉRIO

BRASIL REPÚBLICA

Século XVII até XIX

Século XIX

SÉCULO XX até XXI

1500 á 1822

1822 á 1889

1889 até os dias atuais

332 anos

67 anos

120 anos

ANOS



ACONTECIMENTOS

1500

Antes dos portugueses e espanhóis chegarem no litoral catarinense era habitado por indígenas. Os Tupiguaranins , Carijós,Os Jês, Xokleng eos Kaingang.

1514

Viagem de portugueses a região catarinense, dando o nome de Ilha dos Patos á atual Ilha de de Santa Catarina.

1660

Primeiros povoados no litoral catarinense. Nossa Senhora da Graça de São Francisco,atual cidade de São Francisco do Sul.

1676

Fundação de Santo Antonio dos Anjos de Laguna.

1738

Com o descobrimento o Brasil passou a ser colônia de Portugal.

O governo português dividiu as terras em Capitanias Hereditárias.

Assim sendo criada a Capitania de Santa Catarina.

1748 a 1756

Imigração açoriana( cerca de 5000 açorianos) Eles nos ensinaram a técnica da confecção do tear, renda de birlo.

1775

Fundação da Vila Nossa Senhora dos prazeres de Lajes.

1777

Os espanhóis invadiram e tomaram a Ilha de Santa Catarina.

1822

Com a Proclamação da Independência o território brasileiro foi dividido em Províncias. Foi criada a Província de Santa de Catarina.

1829

Inicio da colonização de Santa Catarina com imigrantes alemães

(166 famílias oriundas de Remendar) no local depois chamado de São Pedro de Alcântara. Os indígenas eram denominados Bugres.

1835

Revolução Farroupilha- Iniciou-se no Rio Grande do Sul e se estendeu até Santa Catarina.

1839

A República catarinense também foi chamada de República Juliana, porque no mês de julho houve ocupação de Laguna pelos Farroupilhas.

1840

Fundação de Joinville

1850

Fundação de Blumenau.

Indústrias têxteis e de vestuário, calçados e artefatos de tecidos foram implantados pelos imigrantes alemãs.

1860

Fundação de Brusque.

1875

Os italianos se estabeleceram no Sul do Estado.

1889

Foi Proclamada a República no Brasil . As Províncias passaram a ser chamadas de Estado.

1894

Capital do Estado passa a se chamar Florianópolis.

1895

Criação dos símbolos catarinense: bandeira e armas

1910

Colonizadores originários das antigas colônias do Rio Grande do Sul se fixaram no extremo Oeste catarinense.

1912 a 1916

Guerra do Contestado: Luta por limites entre o estado de Paraná e Santa Catarina.Em 1916 foi definido o limite entre os dois estados, que permanecem até os dias de hoje.

1950

Colonização Asiática- principalmente japoneses se localizaram no planalto e litoral catarinense.

1984

Os imigrantes poloneses se fixaram em terras catarinense nos vales do Itajaí-Açú e Itajaí-Mirim.

1991

MERCOSUL-Mercado Comum do Sul entre Argentina, Paraguai e Uruguai. No centro geográfico desse mercado está nosso Estado de Santa Catarina.



Fonte de pesquisa

Os Catarinas- Terra Gente; Editora Lunardelli-3ª Edição.
Piazza Fernando Walter, Leite Fatima de Mara, Lombardi Ivete.

Apresentação Eloci

Eu me chamo Eloci , sou professora de series iniciais atualmente, trabalho na escola Luiz Coradi de Xanxere SC. Trabalho no magisterio a varios anos. Gosto muito do que faço. Sou mãe de 3 filhos, e fui professora de todos eles.A minha grande experiencia foi com escola multesseriada. foi um grande aprendizado para mim.Espero inovar ainda mais o conhecimento durante o curso, denominado UM SALTO PARA O FUTURO , com a professora Cristiane da GERED de Xanxere.Esse curso esta sendo feito a noite,e atende um publico de outros municipios tambem. Eu particularmente estou gostando muito.

APRESENTAÇÃO CELOY

Eu... Celoy sou Multiplicadora e Coordenadora do NTE. Sou formada em Administração Rural e grças a Deus! Pedagogia. Amo a educação e suas causas.... E quem diria.... descobri que informática é minha praia, a ponto de me especializar em Informática na Educação pela UFRGS.
Não farei o curso mas sou seguidora do blog!

APRESENTAÇÃO CELOY

Cris




Olá!!! Eu sou Cristiane de Oliveira Fiorentini, trabalho na Gerencia de Educação de Xanxere. Sou responsável pelo Censo Escolar da Região e agora também, colaboradora desse curso sobre blog.

É um prazer poder compartilhar com os docentes suas experiencias e poder auxiliá-los a trabalhar com essa ferramenta em suas aulas, com seus alunos!

Apresentação

Nelci Barilli Palma de Mattos;
idade 37;
Sou professora;
Morro em São Domingo;