Bela e Santa Catarina

Bela e Santa Catarina

Destaques de Santa Catarina

Os municípios que se destacam em SantaCatarina
Litoral
Os 500 quilômetros de litoral são um paraíso para quem busca belas praias e o contato com a natureza:tem um relevo recortado, com baías, enseadas, manguezais, lagunas e mais de quinhentas praias. É, ainda, uma das mais importantes áreas de biodiversidade marinha do Brasil. As principais cidades são Florianópolis, São José, Palhoça, Laguna, Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú, Itapema, Bombinhas e Porto Belo. A pesca e o turismo são atividades econômicas marcantes.
Florianópolis, capital e centro administrativo do estado, tem o seu território situado parte em uma ilha oceânica com 523 quilômetros quadrados, a Ilha de Santa Catarina, e parte no continente. É a capital brasileira que oferece melhor qualidade de vida e o terceiro município brasileiro mais visitado por turistas estrangeiros, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo. As 100 praias da cidade são em sua maioria limpas e próprias para banho.
Vale do Itajaí
Um "pedacinho da Alemanha" encravado em Santa Catarina. A herança dos pioneiros germânicos deixou marcas na arquitetura em estilo enxaimel, na culinária e nas festas típicas, nos jardins bem cuidados e na força da indústria têxtil. Sua paisagem de morros, matas, rios e cachoeiras é um forte atrativo para os ecoturistas. Os principais municípios são Itajaí, Blumenau, Gaspar, Pomerode, Indaial, Brusque,Guabiruba e Rio do Sul.
Nordeste
A região tem alto poder aquisitivo e excelente qualidade de vida. Suas principais cidades são Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.
Planalto Norte
Nesta região, concentra-se o pólo florestal catarinense - o mais expressivo da América Latina, abrangendo indústrias madeireiras, moveleiras, de papel e papelão. Os principais municípios são São Bento do Sul, Rio Negrinho, Canoinhas, Corupá, Mafra, Três Barras e Porto União.
Planalto Serrano/Serra Catarinense
Neve em São Joaquim.
O frio e o turismo rural são os grandes atrativos desta região, que tem como atividades econômicas a pecuária e a indústria florestal. Por conta das paisagens bucólicas e da neve que se precipita em algumas cidades, todos os anos o Planalto recebe milhares de visitantes no inverno. A estrada da Serra do Rio do Rastro, que desce em curvas sinuosas de uma altitude de 1.467 metros até o nível do mar, é uma atração à parte. Os principais municípios são Lages, Curitibanos, São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra.
Sul
A presença dos descendentes de imigrantes italianos é uma característica marcante da região. Além da colonização alemã existente em menor escala. Extrativismo mineral, indústria cerâmica (Eliane, Portinari) e de derivados do plástico(Grupo Incoplast/Copobras, Copaza, Canguru, etc) são as principais atividades econômicas. O sul do estado tem estações hidrotermais(Gravatal e Santa Rosa de Lima) e cânions (Lauro Müller e Urubici) ricos em biodiversidade. Suas principais cidades são Criciúma, Içara, Tubarão, Laguna,Imbituba,Araranguá e Urussanga e Cocal do Sul.
Meio-Oeste
Nesta região de morros ondulados localizada no centro do estado, colonizadas por imigrantes italianos, alemães, austríacos e japoneses. Sua atividade econômica está baseada na agroindústria, criação de bovinos e produção de maçã. Também há indústrias expressivas do pólo metalmecânico e madeireiro. As principais cidades são Joaçaba, Caçador, Videira, Fraiburgo e Campos Novos, com destaque para Treze Tílias e Piratuba, cidades com grande atividade turística em função de fontes hidrominerais termais.
Oeste/Extremo-Oeste
Os campos do Oeste são o "celeiro" de Santa Catarina, de onde sai boa parte da produção brasileira de grãos, aves e suínos. Frigoríficos de grande e médio porte estão associados aos produtores rurais em um modelo bem-sucedido de integração: as empresas fornecem insumos e tecnologia e compram a produção de animais. A região também começa a explorar o potencial turístico de suas fontes hidrotermais. Os principais municípios são Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Concórdia , São Miguel do Oeste e Abelardo Luz.
Joinville, maior cidade do estado e um dos pólos industriais.
Blumenau, onde ocorre a maior oktoberfest fora da Alemanha.
Das festas folclóricas, as mais importantes são realizadas no mês de outubro em várias cidades: em Blumenau, a Oktoberfest, festa tradicional alemã, com distribuição de chope, músicas típicas e grupos folclóricos; em Joinville, a Fenachopp; em Rio do Sul, a Kegelfest, onde a atração, além da cerveja, é o bolão, jogo semelhante ao boliche e à bocha; em Treze Tílias, a Tirolerfest, que comemora o aniversário da imigração austríaca; em Jaraguá do Sul, a Schützenfest, mistura de competição de tiro com festival de comida e cerveja; em Brusque, a Fenarreco, a Festa Nacional do Marreco; em Pomerode, a Festa Pomerana; em Itapema, o Festival do Camarão; e, em Itajaí, a Marejada, festa com comida típica portuguesa.
Florianópolis, é uma cidade de edificações modernas e sofisticadas, marcada pela forte presença dos jovens, dos esportes náuticos e dos campeonatos de surfe. Dentre as praias podemos destacar Bombinhas, que é considerada a capital do mergulho brasileira e Balneário Camboriú, uma das praias mais populares.
Existem no estado grandes atrativos, como as altas temperaturas do verão, que atraem inúmeros visitantes para suas lindas praias, espalhadas por destinos como Balneário Camboriú, Bombinhas, Itapema, Garopaba, Joaquina, Praia Mole e praia da vila em Imbituba onde acontece o mais importante campeonato de surf do mundo wct; e o rigoroso frio do inverno da Serra Catarinense com fortes geadas – às vezes acompanhado pela neve –, garantindo aconchegantes e românticos roteiros. Os mais visitados da serra são Lages e São Joaquim . Faça frio ou faça sol, existem incontáveis opções de passeios para o ano inteiro.
No Vale do Itajaí – com destaque para Penha, Possui o Beto Carrero World o maior parque multi-temático do mundo.
Blumenau – estão concentrados destinos onde o forte é o turismo de negócios. Já no município de Timbó, o destaque fica por conta dos ótimos locais para a prática de esportes radicais como o rafting, canyoning e práticas verticais. No município de Fraiburgo, pertencente a Rota da Amizade, o destaque está para o cultivo da maçã, podendo ser visitado as diversas etapas desta cultura, como a florada da maçã, a colheita dos frutos, além de desfrutar da estrutura existente na Terra da Maçã para a recepcão dos turistas. Conhecido como um pedaço da Europa encravado no Sul do País, o estado de Santa Catarina tem um dos maiores índices de desenvolvimento econômico do Brasil, baseado numa produção industrial bastante diversificada. Uma grande atração turística é o Farol de Santa Marta, o maior das Américas e o terceiro maior do mundo.
O principal foco de atração dos visitantes são as belas praias da ilha de Santa Catarina, bem como os balneários de Laguna, Camboriú, Porto Belo e Itajaí. Também é fator de atração a zona de colonização alemã, com centro em Blumenau, mas estendendo-se, nos arredores, a Pomerode e Timbó e incluindo, mais para o norte, Joinville. Os municípios da região estimulam a construção das tradicionais casas de enxaimel (caibros cruzados de maneira a sustentar o barro que dá forma às paredes).

6 Responses to “Destaques de Santa Catarina”

Daiana Muniz disse...

O trabalho de divulgação dos municípios em destaques em SC, é muito interessante e informativo, porém na região oeste a cidade de Abelardo Luz tem grande destaque tendo em vista as maravilhosas Quedas do Rio chapecó.
Um Abraços.

Eli disse...

Nosso estado possui uma diveridade cultura muito grande,e a divulgaçào do mesmo é muito importante. E visitem Abelardo Luz.

Obrigado. Gostei do comentário.Estou complementando.

Health Yatra disse...

That is great to hear, thank you for reading!

Health Yatra disse...

That was a VERY interesting one! Seriously interesting.

Thanks for sharing that. It was fun reading it. :-)