Bela e Santa Catarina

Bela e Santa Catarina

Tecnologia!

Desde os tempos primitivos se constatava a presença das técnicas, como a da lasca das pedras, de artefatos de pedras, criação do arco e flecha. [1]Analisando a história, e refletindo sobre o poder das tecnologias, observa-se que surgido um primeiro instrumento, segue-se um processo de melhoria, de aperfeiçoamento para atender as necessidades do ser humano.
Tem-se um processo de mudanças, irreversíveis que só tendem a aumentar na medida em que se avança científica e tecnologicamente. O que devemos observar é relação da sociedade, do homem para aprender, para viver e conviver nesse novo tempo e como deve ser a sua formação enquanto indivíduo ativo nesse processo.
Segundo Grinspun, (2001) a importância da educação: No processo educacional, o que se pretende alcançar é que o indivíduo seja capaz de obter conhecimentos, construí-los através de uma atitude reflexiva e questionadora sobre os mesmos. Junto a essas questões relacionadas ao conhecimento, o processo educacional trabalha a dimensão dos sentimentos, da afetividade e da criatividade. O indivíduo não só aprende com a educação, como também se posiciona frente aos fatos e à realidade que existe dentro e fora dele. Essa atitude e esse pensamento críticos constituem o que se pode denominar de uma atitude fisiológica em relação a sua própria identidade e às situações que o circundam. Em termos de uma educação para viver a era tecnológica, há que se pensar sobre valores subjacentes ai indivíduo, que ausentar, nem desconhecer os perigos, desafios e desconfortos que a própria tecnologia pode acarretar.

Análise com base na obra Educação Tecnológica – desafios e perspectivas (Grinspun, 2001)

No response to “Tecnologia!”