Bela e Santa Catarina

Bela e Santa Catarina

Santa Catarina

ORIGEM DO NOME DO NOSSO ESTADO



Santa Catarina



Muitos navegantes visitaram a nossa ilha desde a época do descobrimento e em 1514, deram o nome de Ilha dos Patos.
Por muitos anos: historiadores, pesquisadores discutiram as verdadeiras razões do nome de Santa Catarina que inicialmente foi dado a ilha que hoje é Florianópolis, a capital do estado.
A primeira denominação oficial trata-se de Santa Catarina de Alexandria virgem e mártir festejado pela Igreja Católica no dia 25 de novembro.
Os portugueses tinham o costume de dar o nome as terras descobertas conforme o calendário religioso. Levando em consideração a essa versão, eles chegaram a ilha no dia 25 de novembro e deram o nome do santo do dia ”Santa Catarina.
A denominação “Santa Catarina”,existe dúvidas quanto a sua origem, tendo duas versões:
1ª) Sebastião Caboto que teria consagrado a ilha, quando por lá passou entre 1526 e 1527. Ele quis prestar homenagem a sua esposa Catarina Medrano com quem se casara em segundas núpcias. Atribuiu o nome de batismo de sua esposa á ilha quando publicou mapas de sua viagem.
2º) Lá pelo ano 1675 estabeleceu-se na ilha de Santa Catarina o paulista Francisco Dias Velho, que ergueu uma igreja em louvor de Nossa Senhora do Desterro. A ele se atribui a mudança do nome da Ilha dos Patos para Ilha de Santa Catarina, em invocação a Santa Catarina de Alexandria, ao que consta, uma filha dele tinha o nome. É por isso que o estado de Santa Catarina tem esse nome, já que é um empréstimo ao da ilha.

Folder


Olá colegas!!

Finalmente ficou pronto o folder para divulgar o nosso blog e o Estado de Santa Catarina!

Obrigada a todos que contribuiram para que ele ficasse muito legal, bonito, recheado e chamativo!

Atividade 1

Atividade 1 - Foi muito explorado o tema: danças folclóricas, penso ser interessante a criação de um vídeo com fotos de algumas dessas danças.

Esse é o grupo de dança da escola E.E.P. Arlindo Barbiero, esse grupo já se apresentou em varios eventos.
O grupo apresenta uma dança Italiana.

Portal do Professor

O site Portal do Professor é um espaço onde docentes e interessados no assunto educação podem fazer leituras, pesquisas, conhecer projetos, opinar, trocar opiniões e experiências.
Dentro o portal existe um link Espaço da Aula, com sugestões de aulas das diversas disciplinas (através da pesquisa por assunto é apresentada uma varidade de sugestões).
Vale a pena conferir!
Para acessar CLIQUE AQUI