Bela e Santa Catarina

Bela e Santa Catarina

DANÇAS FOLCLÓRICAS


PAU- DE- FITA




A dança do pau-de-fita, no folclore catarinense é apresentada por vários grupos folclóricos, cuja formação é responsável pela diversificação da nossa cultura popular.
De origem portuguesa, encontramo-a associada a dança dos Arcos de Flores e a Jardineira.
Origem alemã e hispânica, nos grupos folclóricos teutos e das danças típicas do folclore campeiros.
Alguns historiadores afirmam que esse tipo de dança existia na América antes do seu descobrimento e que os índios mais ainda o incluem em seus costumes.
No Brasil, encontramos a dança do pau de fita em outros estados, como dança de tranças, dança das fitas dança do mastro ou dança das fitas.
Em Santa Catarina, registramo a presença do pau de fita, ainda hoje presente nas festas juninas.
É uma apresentação das mais lindas do nosso folclore, em grupos de pares de oito a doze, por damas e cavalheiros.
Enumero são os grupos folclóricos que conservam a dança de pau de fita, entre eles os ligados aos CTG, Centro de Tradições Gaúchas.


DANÇA DO VILÃO


A dança do vilão é um dos folguedos do folclore catarinenses grupo de dança do vilão é constituído de trinta e um componentes, vinte batedores quatro balizadores, cinco músicos um regente e o chefe do grupo.
As batidas dos bastões são rápidas e sincronizadas com giros que os dançadores fazem entre si, movimentando os bastões nos mais diversos movimentos cuja coreografia dá ao todo extraordinária beleza. Encerrando com sete movimentos rapidíssimos chamados de cerradinho, em que os batedores abaixados realizam um dois e três passos, repetindo o passo inicial.




BOI DE MAMÃO




O folguedo do Boi-de -mamão no folclore catarinense é uma da brincadeira de maior atração popular.
Existe no folclore brasileiro com os nomes mais diversos: Bumba-meu-boi, Boi-bumbá, Boi-pintadinho , Boi-de-reis Boi-de-cara preta Boi-calemba etc...e entre nos o Boi de pano e Boi-de-mamão.


Origem do nome
Antigamente o folguedo do Boi era conhecido como Bumba-meu-Boi depois Boi- de-Pano, mas ocorre que com a pressa de fazer a cabeça foi usado mamão verde, e quando foi apresentado recebeu o nome de boi de mamão. esse nome é mantido até hoje, onde se vêem Bois com cabeça de todos os tipos. Há quem contrarie essa versão dizendo vir o nome Boi-mamão do boi que mama. Não existe registro que confirme ou desminta a versão do mamão verde conhecia ma mais de cem anos.
As versões variam conforme as regiões.
No norte e nordeste, a sua apresentação é mais dramática.
No sul, ou seja em santa catarina se apresenta um boi de criação mais graciosa, com danças mais alegres, passando a brincadeira a encantar principalmente as crianças.





10 Responses to “DANÇAS FOLCLÓRICAS”

Cris disse...

Olá meninas!!! Porque não colocamos umas fotos dessas danças no nosso blog???
Aguardo,

Cris

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático BETO CARRERO WORLD em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.
vou divulgar este maravilhoso blog

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ata é sua mae

Anônimo disse...

qual a diferença ente um boneco de neve e a boneca de neve?








r: as BOLAS de neve