Bela e Santa Catarina

Bela e Santa Catarina
DESTRUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Nos dias de hoje, a preocupação com a proteção ao meio ambiente ocupa lugar de destaque entre aquelas de maior importância para toda a sociedade.
Com certeza a falta de proteção e a destruição do meio ambiente está tendo reflexo com destruições através de temporais: vendavais, tornados, enchentes, granizo etc.
Precisamos agir com urgência, sem ficar aí culpando os outros e tomar algumas medidas importantes para ajudar a conservação, a proteção ao meio ambiente. Pense e reflita sobre:
1-Rede de esgoto
Não ligue redes de esgotos diretamente a rios. Onde houver redes de esgotos, deve-se ter uma estação de tratamento. Onde não existir redes de esgoto devem ser construídos fossas para evitar a poluição e o mau cheiro. A água contaminada destrói muitas vidas.
2-Não drenar banhados
Na época das chuvas a água escorre rapidamente para os rios. Os banhados possuem um terreno em forma de esponja que retém a água, mantém e fortalece as nascentes de água.
3-Deve ser criados programas para o recolhimento e reaproveitamento do óleo de cozinha já utilizado afim de que não seja jogado em qualquer lugar dificultando a impermeabilidade da água das chuvas.
4-Evitar as queimadas.
As queimadas destroem tudo o que existe em cima da terra. Ela fica desprotegida e com isso ocorre a erosão levando tudo o que existe de bom no solo para os rios. O solo fica desprotegido e impróprio para o plantio.
5-Reciclar
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera renda, os materiais mais reciclados são o vidro, o metal, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem ajuda a diminuir significativamente a poluição da água, do ar e do solo.
Nas escolas, os alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.
6–Evitar o desmatamento
O crescimento das cidades também tem provocado a diminuição das áreas verde e arredores. O desmatamento deixa o solo desprotegido, favorecendo a formação de grandes erosões na época das chuvas e acaba com o habitat de muitos animais. Preserve o que ainda existe de árvores e matas.
7-Enchentes
As causas principais das enchentes alto índice pluviométrico das regiões; o alto grau de impermeabilização do solo, falta de consciência e educação ambiental ; omissão do Poder Público na gestão urbana e falta de saneamento básico adequado.

2 Responses to “ ”

Cris disse...

Olá professor! Muito importante a sua contribuição. É essencial que hoje pensemos no mundo que estamos deixando para nossos filhos e netos!
Mas olha... Xanxere ja esta dando um bom exemplo com as sacolinhas recicláveis né? Voce é a favor delas não é?
Abraço, Cris

@lex disse...

Também concordo que hoje é essencial pensarmos no meio ambiente num todo. Cada um de nós tem o dever de estar cuidando e repassando o conhecimento para estarmos preservando a vida no planeta para as gerações futuras.