Bela e Santa Catarina

Bela e Santa Catarina

Santa Catarina

ORIGEM DO NOME DO NOSSO ESTADO



Santa Catarina



Muitos navegantes visitaram a nossa ilha desde a época do descobrimento e em 1514, deram o nome de Ilha dos Patos.
Por muitos anos: historiadores, pesquisadores discutiram as verdadeiras razões do nome de Santa Catarina que inicialmente foi dado a ilha que hoje é Florianópolis, a capital do estado.
A primeira denominação oficial trata-se de Santa Catarina de Alexandria virgem e mártir festejado pela Igreja Católica no dia 25 de novembro.
Os portugueses tinham o costume de dar o nome as terras descobertas conforme o calendário religioso. Levando em consideração a essa versão, eles chegaram a ilha no dia 25 de novembro e deram o nome do santo do dia ”Santa Catarina.
A denominação “Santa Catarina”,existe dúvidas quanto a sua origem, tendo duas versões:
1ª) Sebastião Caboto que teria consagrado a ilha, quando por lá passou entre 1526 e 1527. Ele quis prestar homenagem a sua esposa Catarina Medrano com quem se casara em segundas núpcias. Atribuiu o nome de batismo de sua esposa á ilha quando publicou mapas de sua viagem.
2º) Lá pelo ano 1675 estabeleceu-se na ilha de Santa Catarina o paulista Francisco Dias Velho, que ergueu uma igreja em louvor de Nossa Senhora do Desterro. A ele se atribui a mudança do nome da Ilha dos Patos para Ilha de Santa Catarina, em invocação a Santa Catarina de Alexandria, ao que consta, uma filha dele tinha o nome. É por isso que o estado de Santa Catarina tem esse nome, já que é um empréstimo ao da ilha.

6 Responses to “Santa Catarina”

Cris disse...

Nossa! Ilha dos Patos? Com certeza Santa Catarina é um nome mais bonito para o nosso Estado, não é? Muito interessante essa tua postagem professor! Abraço, Cris

Anônimo disse...

q MASSA ESSE SITE CCCCCCCCCCAAAAAAAAAAAAARRRRRRRRRRAAAAAAA!!

Alécio ZN disse...

Q legal esse site parabens pelo trabalho.isso é Brasil queria pão com banha garanto q seria melhor .............................q sejam felizes esses caras!!!eles serão os prócximos sangues ruins....................................

Unknown disse...

tirei 10 com esse trabalho

Anônimo disse...

Tirei 10 no trabalho muito obrigada