Bela e Santa Catarina

Bela e Santa Catarina

A importância do blog em sala de aula

A IMPORTÂNCIA DO BLOG EM SALA DE AULA
Blog, abreviatura do termo em inglês weblogs, tem como características a facilidade em que pode ser criado, editado e publicado. Em geral, expressa relatos pessoais, idéias e sentimentos do autor, sobre os mais diversos assuntos e áreas. O uso para fins pedagógicos, no entanto, começou a ganhar destaque. O uso pedagógico do blog evoluiu de algumas iniciativas para um crescimento constante e significativo, nestes últimos anos.
A aproximação de alunos e professores são apontadas como as principais contribuições que os blogs podem trazer para o processo de ensino e aprendizagem. São aplicativos fáceis de usar que promovem o exercício da expressão criadora, do diálogo entre textos, da colaboração. Os Blogs possuem historicidade, preservam a construção e não apenas o produto (arquivos); são publicações dinâmicas que favorecem a formação de redes.
Os blogs permitem o desenvolvimento de tarefas em equipe. O trabalho pedagógico com a ferramenta privilegia interatividade, autoria, autonomia, registro e protagonismo, é espaço de reflexão coletiva sobre o uso pedagógico da Internet, também entre os indicados ao Blopes.
Um rápido passeio pela web mostra que os números, as experiências com blogs educacionais estão crescendo, a discussão é intensa .Os visitantes dos blogs acompanham projetos realizados em escolas públicas que usam tecnologias.

One response to “A importância do blog em sala de aula”

Cris disse...

Olá professor! Realmente, o trabalho com blogs é muito interessante. Considero importante que o professor esteja "inteirado" sobre as novidades e ferramentas da internet que podem facilitar o processo de ensino e aprendizagem!
Parabéns pela postagem! Cris